ASI: conhecendo a rede de comunicação para aplicações industriais
A indústria 4.0 possui uma série de sistemas e processos, bastante complexos, que a envolvem. Alguns mais simples, e outros com suas particularidades, todos eles contribuem com o funcionamento adequado das indústrias. Um desses sistemas, bastante significativo, é o AS-I, ou ASI, que tem facilidade de instalação, um custo interessante e boa flexibilidade. Que tal conhecer um pouco mais sobre ele?
Afinal, o que é o ASI?
O AS-Interface, também conhecido por ASI, nada mais é que um sistema de rede industrial utilizado na conexão entre dispositivos de campo, como sensores e atuadores, e sistemas de processamento de dados, como os CLPs (controladores lógicos programáveis). Seu objetivo, é o tráfego de informações de natureza discreta, ou seja, zero (0) e um (1), usando o mesmo par de fios de alimentação para trafegar dados.
Como ele funciona
Basicamente, o sistema ASI é uma comunicação com características peculiares, de hardware e software, como o tipo do cabo, conectores, dispositivos dedicados, a fonte que pode ser específica ou não, a programação do CLP e a forma de acesso aos dados.
A rede ASI é do tipo “mestre-escravo”: isso significa que ela conta com um dispositivo mestre, que pode controlar toda a rede, percorrendo por ciclo todos os outros dispositivos integrados a ela, também conhecidos como escravos.
Para uma rede de comunicação ASI, portanto, são necessários componentes como o CLP, já mencionado, o módulo master (mestre), módulo slave (escravo), a fonte ASI e um cabeamento específico.
Cenários: onde o ASI se aplica
Na indústria, a rede ASI é utilizada em áreas diversas, como produção e industrialização de alimentos, máquinas envasadoras e de embalagem, elevadores, transelevadores e diversas outras.
O sistema ASI está no nível mais baixo de uma planta industrial, ou seja, no nível dos dispositivos de leitura (sensores) e atuadores. Esse sistema não é utilizado para comunicações de mais alto nível, como os sistemas Profibus e Modbus, dentre outros.
Conhecendo ASI na prática
Por ser fácil de instalar, e ter um custo baixo, o ASI é uma ótima pedida para as indústrias, considerando também seu bom desempenho e flexibilidade.
Quer conhecer mais sobre o AS-I, como fazer uso do sistema, ou outras informações sobre esta rede pode ser utilizada na prática dentro da sua indústria? A San Rafael tem uma equipe de profissionais especializados no ramo de automação e construção de sistemas industriais. Conheça os serviços San Rafael e converse com um especialista ainda hoje!